domingo, 11 de dezembro de 2011

COMO DIMINUIR O CONSUMO DE AÇUCAR

Como resistir à tentação de devorar uma sobremesa depois do almoço? Como negar uma bala ou um chiclete oferecido a você no meio do expediente? E aquele chocolate que cai como uma luva no auge do nosso estresse? Tomar tais atitudes, que exigem muito esforço de todos nós, é uma demonstração de cuidado, não só com o corpo, mas, principalmente, com a saúde.
“O grande problema é que o açúcar refinado encontrado nas balas e doces sobrecarrega o pâncreas, que é a glândula responsável pela produção da insulina. Daí aglicose em excesso vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardiovasculares como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outras”, destaca a nutricionista funcional Giovanna Arcuri.
De acordo com a especialista, o açúcar é capaz de criar um hábito nas pessoas, por isso é tão difícil de tirá-lo completamente do cardápio. “Com muito esforço conseguimos viver bem consumindo o açúcar em poucas quantidades. Para começar, a dica é ir substituindo os doces pelas frutas, pelos alimentos lights, por chocolate 70% cacau e frutas secas e desidratadas como, por exemplo, nozes, amêndoas, macadâmia e castanha-do-pará. Todos esses alimentos auxiliam no equilíbrio dos níveis de glicemia no sangue, ajudando assim a diminuir a vontade louca por doces”, ressalta.
Outra boa opção é adaptar as receitas de doces, trocando o açúcar pelos adoçantes próprios para culinária. Isso mantém o sabor do alimento sem trazer danos à saúde.
Dica de sobremesa saudável:
1 envelope de gelatina incolor
1 manga
1 litro de leite desnatado
2 colheres de adoçante próprio para forno e fogão
Bata tudo no liquidificador e leve à geladeira.


BOA SEMANA A TODAS !



Um comentário:

  1. Boa receita e eu preciso, só me falta vontade de iniciar,srsr...beijos,chica

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