quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como consumir carboidratos em seu dia a dia

Quando se fala em dieta , a primeira coisa que vem me mente é  cortar os carboidratos que normalmente são  tidos como os vilões da dieta por ser um  nutriente que está presente na maioria dos alimentos consumidos no nosso dia-a-dia. Apesar da fama de vilão , o mais correto não é eliminá-los e, sim, aprender a consumi-los da maneira correta e em  menores quantidades,procurando assim balancear a dieta.

Veja algumas dicas de como consumir em seu dia-a-dia:

- No café da manhã, substitua o  pão francês,  por torradas ou biscoitos  integrais. Se for consumir margarina prefira uma light ou substitua  por queijo branco ou cottage. Se possível acrescente nesta refeição frutas como melancia ou  melão.
- No lanche da manhã, a melhor opção é uma fruta ou uma barra de cereal .
- Na hora do almoço, o mais indicado é consumir uma pequena  quantidade, ou seja: 4 colheres de sopa, seja de arroz, batata, macarrão, ou qualquer outro alimento rico em carboidrato.A exclusão do carboidrato nessa refeição vai fazer com que você sinta fome mais cedo .
- Fique atento aos ingredientes das outras opções que você coloca no seu prato. Receitas à base de farinha de milho, farinha de mandioca, amido de milho, entre outros, são ricos neste nutriente e podem fazer com que você exceda a quantidade indicada ,alem de normalmente virem acrescentados  de óleo, leites, queijos e outros alimentos que poderão aumentar as calorias de sua refeição .
- Se você tem o habito de  tomar o café da tarde(refeição importante apesar de muitos a ignorarem),a  melhor opção é substituir esta refeição por um iogurte com frutas,ou outras  opções , como granola, aveia,ou mesmo uma fruta
- No jantar não deixe de consumir uma pequena porção de arroz, pois ficara no minimo  dez horas de jejum após essa refeição, acrescente saladas de folhas como couve manteiga, acelga,repolho, escarola, brócolis que são ricos em fibras e aumentarão seu tempo de saciedade, evitando que você sinta fome ate a próxima refeição( café da manhã) .




sexta-feira, 22 de abril de 2011

Óleo para fritar


Qual óleo deve-se usar para fritar?
Que as frituras fazem mal à saúde, todos sabem. O excesso de gordura penetra nos alimentos e eles ficam ricos em gordura e calorias. Mas, além disso, as frituras feitas em óleos reutilizados podem ainda liberar uma toxina, a acroleína, que irrita a mucosa gástrica. Evite ao máximo as frituras, mas quando usar essa preparação, prefira óleos de soja e canola, que possuem um ponto de fusão mais alto, o que evita a liberação da toxina, tornando sua preparação menos calórica .


terça-feira, 19 de abril de 2011

RECEITINHA PARA A PÁSCOA


BACALHAU À BRASILEIRA LIGHT

INGREDIENTES
300g de bacalhau picado
½ xícara de chá de feijão branco
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola média picada em pedaços pequenos
4 talos de salsão picado em pedaços pequenos
12 tomates-cereja médios partidos ao meio
Folhas de 4 ramos de manjericão
Modo de preparo
Lave o bacalhau e coloque de molho numa tigela com 2 litros de água. Deixe na geladeira por 24 horas, trocando a água no mínimo 4 vezes. Deixe o feijão de molho em outra tigela com ½ litro de água. No dia seguinte, escorra a água, coloque o bacalhau numa panela e adicione ½ litro de água. Cozinhe até o bacalhau ficar macio e retire do fogo. Escorra a água e desfie o bacalhau, eliminando as espinhas. Reserve. Cozinhe o feijão na panela de pressão com 1 e ½ xícara de água e as folhas de louro. Reserve uma colher de chá de azeite de oliva, leve o restante ao fogo e refogue a cebola e o salsão por 3 minutos. Adicione o bacalhau, o feijão e os tomates e refogue cuidadosamente por mais 3 minutos. Retire do fogo, distribua nos pratos, regue com o azeite reservado e, se preferir, polvilhe cúrcuma. Sirva em seguida.
Bacalhau à brasileira Light
DO SITE : SUA DIETA 
BOM APETITE 

sábado, 16 de abril de 2011

Para manter o bom humor

Os alimentos são essencias para a  manutenção de nosso corpo e mente, sendo que alguns interferem diretamente em nosso humor. Uma dieta rica em peixes, leguminosas e castanhas pode fazer toda a diferença, isso porque eles contem substancias que atuam diretamente no funcionamento de nosso cérebro.
Outro alimento que nos faz muito bem em relação ao humor é o chocolate, porem deve ser consumido com moderação  e preferencialmente os que possuem uma quantidade maior de cacau – 50 a 70 % de cacau – lembre-se, o consumo exagerado pode causar obesidade.
Então coloque em sua lista de compras alimentos que deve consumir com freqüência :
- castanhas
- legumes
- peixes
- chocolate meio amargo
- carnes de aves
- banana
- ovos
- farelos integrais

Tire de sua lista :
- café
- álcool
- açúcar
- carnes gordas
- frituras


beijos 



segunda-feira, 11 de abril de 2011

PATES SAUDAVEIS

Que tal substituir aqueles frios no lanche por pastinhas ou pates mais saudaveis ?
Veja algumas receitas para prepara seus  lanches :

Pastinha de berinjela
Ingredientes

1 kg de berinjela
6 colheres de chá de azeite de oliva
2 colheres de sopa de suco de limão
1 dente de alho amassado
3 colheres de sopa de farinha de rosca
Sal e salsinha a gosto
Modo de preparo
Asse as berinjelas, ainda com casca, no forno médio (180º C). Dê um choque térmico derramando-as em uma tigela de água fria. Descasque-as e amasse. Tempere com sal e coloque o alho, o suco de limão, o azeite e a salsa. Só então, só então, acrescente a farinha de rosca. Sirva gelada.
Pasta de ricota 
Ingredientes
1 xícara de chá de ricota amassada
2 colheres de sopa de cebola ralada
1 colher de sopa de cheiro-verde
1 colher de sopa de azeite de oliva
Modo de preparo:Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira até o momento de servir.
Pasta de alho 
Ingredientes
1 xícara de chá de ricota passada na peneira
1 colher de sopa de cebolinha
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de alho picado
Sal a gosto
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e sirva .

Agora é só escolher o pão ou torrada e servir , prepare um suco natural de frutas e como sobremesa sirva salada de frutas ou gelatina com frutas.

 



    beijos e boa semana!

      quinta-feira, 7 de abril de 2011

      Dia mundial da saude


      O dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, é marcado por trabalhos de conscientização de prevenção de doenças, mas, acima de tudo, pela necessidade de optar por hábitos mais saudáveis e, consequentemente, alcançar a qualidade de vida.
       “Ter saúde envolve vários aspectos físicos, sociais e mentais. Com certeza uma boa alimentação e a manutenção de um peso saudável ajudarão a garantir saúde e evitar doenças”.
      Dicas para manter e perder peso para ter saúde e evitar doenças:
      • Programe sua alimentação, não deixe para decidir o que irá comer quando já estiver com fome.
      • Escolha sempre alimentos com menos sal, gordura e açúcar.
      • Coma carnes magras, sem pele e gorduras aparentes.
      • Evite as bebidas alcoólicas.
      • Como frutas, legumes e verduras diariamente.
      • Beba 2 litros de água por dia.
      • Acompanhe com frequência seu peso para não ser surpreendido.
      • Faça atividade física para compensar o tempo que ficamos sentados, no trânsito e no computador.


      beijos 


      quarta-feira, 6 de abril de 2011

      CHURRASCO SAUDAVEL

      Ja falei anteriormente que o hipertenso deve restringir o sal, mas e o churrasco , como fazer um churrasco saudavel, prato tão amado por todo brasileiro.
      Então vão as dicas :






      Evite as carnes vermelhas : são as carnes vermelhas as maiores fontes de colesterol, gordura responsavel pela formação das placas que entope as arterias do coração podendo causar infarto,mas se fizer questão , prefira cortes como a fraldinha que é considerada mais magra e fica tão gostoso quanto os outros cortes.


      Frango : prefira as coxas ou asas, possuem menos colesterol ,não se esqueça de tirar a pele..ahh...cuidado como coração, ele possui o dobro de colesterol que as demais partes;


      Peixes :alterne os cortes de carnes com os peixes, ficam excelentes quando grelhados. São ótimas fontes de omega  3 que ajudam a reduzir os niveis de colesterol;

      Controle o sal

      Como já vimos , o sal tem papel importante na regulaçãoda nossa pressão arterial. Sal em excesso pode levar à
       hipertensão arterial e insuficiência renal.

      Num churrasco, utilizamos uma quantidade grande de sódio ao temperar as carnes. Cuidado! Opte por temperos alternativos. Ervas aromáticas podem dar um toque especial ao seu churrasco e reduzir a necessidade de sal.
      Coma folhas: substitua aquela farofa deliciosa pela saladinha de rucula , é uma otima opção, se não gostar pode usar o alface que tambem é uma ótima fonte de fibra que auxilia no funcionamento do intestino.
       Aqueles que não possuem doença cardíaca importante, hipertensão, diabetes descontrolados ou alguma contraindicação médica específica podem permitir-se carnes mais gordurosas, ocasionalmente. O que não vale é transformar isso num hábito. Deixe o churrasco para as grandes comemorações e coma de forma mais leve no dia a dia.

       BOM CHURRASCO !





      








      segunda-feira, 4 de abril de 2011

      ALIMENTAÇÃO DO HIPERTENSO ( PRESSÃO ALTA )


       Não vamos falar em dietas porque da impressão de hospital , vamos abordar de uma forma diferente, então vamos dizer  como deve alimentar-se corretamente uma pessoa com pressão alta :

      A primeira coisa que vem em nossa cabeça é que tem que cortar o sal ***correto***, isso é fato, mas a maioria  faz de forma errada, faz comida com pouco sal,mas consome alimentos ricos em cloreto de sódio, que é irmão gêmeo ou CLONE.

      Então como fazer : são apenas 5 regrinhas que deve obedecer :

      - diminua o sal das preparações ( diminuir e  não retirar pois a falta também faz mal, o sal deve ser sentido no alimento levemente e não predominar o sabor do sal);
      - evite alimentos industrializados, todos os alimentos possuem sodio em sua composição que funciona como um conservante , ate  mesmo naquele refrigerante diet que você toma sem nenhuma dor na consciência possue o tal do sodio.
      - alimentos como embutidos possuem altíssimas concentrações de sodio, então evite, ( a lingüiça de frango também viu!!)
       - aumente o consumo de frutas e verduras
      - beba mais agua ( agua e não liquidos pois liquidos pode ser qualquer coisa em sua forma liquida)

      Como pode ver tudo se baseia no consumo do sal, não que ele seja o vilão,mas associados a outros fatores interfere diretamente no funcionamento do nosso coração.

      Hipertensão é um assunto rendoso,portanto voltarei a falar sobre ela ainda.






      domingo, 3 de abril de 2011

      Hipertensão arterial

       A doença do século, perigosa por ser considerada  como uma doença silenciosa,não tem sintomas ,não dói.
      Sua origem se da por varios motivos, mas os principais são :

      - OBESIDADE
      - MA ALIMENTAÇÃO
      - SEDENTARISMO
      - STRESS

       Todos esses fatores , quando associados podem causar a hipertensão.

      COMO EVITAR : 
      **** MUDANÇA DE HABITOS ****

      COMO :

      - se estiver obesa, procure perder peso
      - procure seguir uma rotina alimentar saudavel
      - pratique uma atividade fisica ( a que for mais conveniente  para seu caso)
      - evite o stress ( se conseguir ) faça uma terapia alternativa para aliviar as tensões do dia a dia;

      COMEÇE COM ESSAS PEQUENAS MUDANÇAS E EM BREVE JA SENTIRA DIFERENÇAS EM SUA VIDA 

      BEIJOS  E UMA BOA SEMANA

      APRESENTAÇÃO

      Sou nutricionista ha vinte anos , ha dezoito trabalho em um hospital, faço supervisão de produção e dietoterapia (acompanho os pacientes ) , fazia também ambulatorio na rede basica de saude , onde fazia acompanhamento com pacientes em sua maioria mulheres e quase sempre apresentado obesidade.Era um trabalho que gostava muito de fazer.Por aumento da demanda no hospital tive que parar com o ambulatorio e sinto muita falta das conversas que tinha com minhas pacientes.
      Tentando suprir essa falta, estou iniciando esse blog onde pretendo passar todos meus conhecimentos e informações para todas que estiverem precisando de ajuda e que quiserem VIVER BEM .
      Espero que aproveitem e que possa ajudar .
      Beijos