quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Beber leite diminui a fome !

Sentir fome depois do café da manhã é algo que acontece com muita facilidade, principalmente quando não é feito um pequeno lanche neste intervalo. Para quem se inclui neste grupo, beber leite pode ser a solução. De acordo com um estudo realizado por cientistas da Universidade Western Australia, um copo de leite desnatado durante o café da manhã é um grande aliado para afastar a fome até às 12h.
A proteína do leite é um das responsáveis pelo possível efeito de saciedade. As proteínas também são importantes no aumento da massa muscular. Além disso, o leite é fonte de nutrientes essenciais como cálcio e vitamina A e do complexo B.

Segundo especialistas, a escolha do leite desnatado foi adequada, já que o teor de proteínas, cálcio e vitaminas é o mesmo do leite integral, porém com menos gorduras e calorias. Já a ingestão adequada de cálcio também está sendo relacionada com maior perda de peso e redução da fome.
 Ou seja, se nos nutrimos bem, teremos menos fome na próxima refeição. A fome fisiológica (não relacionada com desejos) é de nutrientes e não de qualquer alimento. Se não damos ao corpo o que ele precisa a fome acaba sendo o jeito do corpo sinalizar a carência de nutrientes
Essa é uma boa indicação para não beliscar entre as refeições.


beijos e boa semana




domingo, 11 de dezembro de 2011

COMO DIMINUIR O CONSUMO DE AÇUCAR

Como resistir à tentação de devorar uma sobremesa depois do almoço? Como negar uma bala ou um chiclete oferecido a você no meio do expediente? E aquele chocolate que cai como uma luva no auge do nosso estresse? Tomar tais atitudes, que exigem muito esforço de todos nós, é uma demonstração de cuidado, não só com o corpo, mas, principalmente, com a saúde.
“O grande problema é que o açúcar refinado encontrado nas balas e doces sobrecarrega o pâncreas, que é a glândula responsável pela produção da insulina. Daí aglicose em excesso vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardiovasculares como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outras”, destaca a nutricionista funcional Giovanna Arcuri.
De acordo com a especialista, o açúcar é capaz de criar um hábito nas pessoas, por isso é tão difícil de tirá-lo completamente do cardápio. “Com muito esforço conseguimos viver bem consumindo o açúcar em poucas quantidades. Para começar, a dica é ir substituindo os doces pelas frutas, pelos alimentos lights, por chocolate 70% cacau e frutas secas e desidratadas como, por exemplo, nozes, amêndoas, macadâmia e castanha-do-pará. Todos esses alimentos auxiliam no equilíbrio dos níveis de glicemia no sangue, ajudando assim a diminuir a vontade louca por doces”, ressalta.
Outra boa opção é adaptar as receitas de doces, trocando o açúcar pelos adoçantes próprios para culinária. Isso mantém o sabor do alimento sem trazer danos à saúde.
Dica de sobremesa saudável:
1 envelope de gelatina incolor
1 manga
1 litro de leite desnatado
2 colheres de adoçante próprio para forno e fogão
Bata tudo no liquidificador e leve à geladeira.


BOA SEMANA A TODAS !