quinta-feira, 18 de abril de 2013

Substitua o tomate do cardápio sem perder o licopeno

O aumento do preço do tomate tem sido um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas. Mas ao contrário do que se imagina, a mudança não afeta somente o bolso ou a mesa dos brasileiros. Reduzindo ou eliminando o consumo de tomate do dia a dia, a ingestão de licopeno também pode ficar comprometida. "Integrante do grupo dos carotenoides, o licopeno é uma substância com alto poder antioxidante, ganhando destaque, principalmente na prevenção do câncer de próstata",. Mas seus benefícios também são observados na prevenção de outros tipos de tumores e na proteção contra doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Cada 100 g de tomate maduro podem fornecer de 3,1 a 7,7 mg de licopeno. Vale lembrar, entretanto, que o nutriente é melhor absorvido após ter passado por aquecimento, como acontece no preparo do molho de tomate. Consumi-lo com um pouco de gordura também é fundamental para o processo, sendo recomendado temperar uma salada de tomates com azeite.
Segue abaixo a relação de alguns alimentos que podem substituir o tomate :

Cenoura :
Cada 100 g do alimento oferecem cerca de 3,4 mg do nutriente, além de  ser rico em vitamina C, que reforça a imunidade, e vitamina E, poderoso antioxidante que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e desenvolvimento de doenças degenerativas.Importante: o processo de cozimento reduz as calorias da cenoura de 45 para 32,5, levando-se em conta 100 g do alimento.
Abobora :
- Rica em carboidratos, proteínas, fibras, pouquíssima gordura e muitos minerais. Cada 100 g contêm 1,6 mg do nutriente, em média. As sementes da abóbora ainda são ricas em fitoestrógeno, uma espécie de hormônio vegetal, que atua na inibição dos sintomas da menopausa e da TPM. Já na cozinha, o alimento pode ser cozido, assado, refogado ou até mesmo no vapor.
Melancia :
Apesar de ser composta basicamente por água (92%), a melancia também é uma fruta cheia de nutrientes. Vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B são garantia com a ingestão desse alimento. Assim, ela previne infecções, combate radicais livres e ainda protege a pele e a visão. Aposte nela também para ingerir licopeno. Cada 100 g oferecem aproximadamente 3,6 mg do nutriente.
Caqui : 
Um pedaço de 100 g da fruta oferecem cerca de 3,5 mg desse tipo de carotenoide. O caqui ainda é fonte de fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino, e frutose, que promove a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de prazer. Por conta disso, entretanto, ele deve ser consumido com moderação especialmente por quem sofre de diabetes.
Goiaba :
 Ótima fonte de vitamina C, fibras e licopeno,  100 g do alimento é garantia de aproximadamente 5 mg do nutriente. Outros benefícios obtidos são prevenção da acidez estomacal, fortificação dos ossos e dentes, redução do colesterol e prevenção de doenças cardíacas.
Mamão :
Um dos alimentos mais citados quando o assunto é intestino preso, o mamão também é ótima fonte de licopeno. Uma porção de 100 g de mamão contém cerca de 2,6 mg de licopeno. Vitamina A, vitamina C, folato e potássio são outros nutrientes nele encontrados. Aproveite a casca do alimento para amaciar carnes mais duras, pois graças à enzima papaína, há quebra de moléculas de proteína dessas fibras.
Pitanga : 
Rica em vitamina A, C e vitaminas do complexo B, além de cálcio, ferro e fósforo, a pitanga também pode ajudar na substituição do tomate. Cada porção de 100 g de pitanga contém por volta de 3,8 mg de licopeno. O consumo da fruta já foi associado a menor risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e até câncer.

Pitanga - Foto Getty Images


Bjos !



5 comentários:

  1. Ei flooor..
    Que legal seu blog, adorei suas dicas!
    Vim conhecer seu cantinho e aproveito para convidá-la para visitar meu blog de casamento, já me casei mas ainda sou apaixonada pelo assunto! Além de casamento, falo sobre viagens, beleza e de tudo um pouco.. Espero que goste!
    Além disso estão rolando dois super sorteios de aniversário no blog, as casadas tambem podem participar!
    http://www.umalindapromessa.com/2013/04/sorteios-de-aniversario-pata-noivas-e.html

    Beijo
    ;)

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  2. Bom dia, Angela! Quero agradecer o carinho lá no meu blog...
    Meu marido adora tomates, mas com o preço lá em cima deixei de comprar, ainda bem que foi por pouco tempo, pois no final do mes o preço já tinha caído pela metade e pude comprar alguns para ele matar a saudade! rsrs
    não sabia que podia ser substituído por outros legumes...bom saber. bjossss

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  3. Hello, Angela Bergamaschi.

    Lovely and heartwarming your works..

    Thank you for your visit.
    I thank for your usual and hearty support.
    The prayer for all peace.

    Greeting.
    Have a good weekend. From Japan, ruma❃

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  4. Angela
    Adorei as dicas!! Com preço nas alturas, eu passo longe dos tomates, na hora das compras ;)
    bjs
    Regiane

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  5. Que legal, Angela! ótimas (e saudáveis)dicas!
    bj,
    Ana

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