quinta-feira, 4 de julho de 2013

Linhaça para combater o colesterol


A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).

Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourada. A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido. Apresenta casca um pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes. A linhaça dourada cresce em climas mais frios.  Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom.

 Dicas de Consumo:
 Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.

 Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las levemente em um liquidificador. Guardar em pote bem fechado, de preferência de vidro opaco, no refrigerador, e ao abrigo da luz por até três dias Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa.

Na rotina alimentar as sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas.  A farinha pode ser usada em receitas de pães e massas, em geral para aumentar sua quantidade de fibra.

É possível também substituir o óleo ou gordura de uma receita por óleo de linhaça. Outra substituição interessante é trocar 1 ovo por 3 colheres (sopa) de linhaça, para dar liga ou consistência. Use em panquecas, bolos e bolinhos. Colocar 3 colheres de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água, deixar de molho por 4 horas e adicionar na receita em substituição ao ovo.

Em geral, a ingestão recomendada de linhaça é de 3 colheres de sobremesa ao dia.




Fonte : http://www.minhavida.com.br

6 comentários:

  1. Boas e importantes dicas! beijos,lindo fds!chica

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  2. Adorei a dica!! Beijos, bom final de semana :)

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  3. Oie Angela
    uma ótima dica para saúde!Já uso um tempo, na alimentação, e já senti a diferença.
    uma ótima terça-feira para você :)
    bjs
    Regiane

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  4. Eu gosto,
    Tenho que criar o hábito de comprar.
    Beijos

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  5. Olá Angela, são muito benefícios né, melhor ainda que não tem gosto de nada, eu colocava no feijão a semente inteira ai meu marido falava que ficava ruim!! gracinha agora eu trituro ele come e nem sabe rsrs.

    bjs

    Gélia

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  6. Gostei muito dessa dica de usar em substituição ao ovo. Interessante!
    O quadro de seguidores abriu e consegui me inscrever ;)
    Abraço!

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