quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Probioticos : o que é e para que serve .



São alimentos que contêm micro-organismos vivos em sua composição. Eles podem ser  encontrados na forma de iogurtes e leites fermentados, em pó ou cápsulas.
Sua função no organismo é de  trazer benefícios que vão  melhorar o trânsito intestinal , até mesmo quem não tem o intestino preso. Eles auxiliam a digestão, melhoram a absorção de nutrientes, fortalecem o sistema imunológico .
Para um bom resultado é  necessário consumir esses alimentos diariamente para surtir efeito, pois as bactérias dos probióticos não sobrevivem muito tempo em nosso organismo e após 15 dias de consumo continuo já se pode notar os resultados.
Mesmo  pessoas com intolerância à lactose podem  adotar os probióticos, por ser fermentado, o leite probiótico chega ao estômago já  'pré-digerido', ajudando o organismo a se adaptar ao consumo da lactose e para aqueles que conseguem tomar o iogurte sem problema também é uma boa opção,porem para aqueles que são 100% intolerantes à lactose  existe  os leites fermentados à base se soja e os suplementos em pó ou em capsulas.
Vale lembrar que  a ingestão de fibras não deve diminuir, pois elas servem de alimentos para as bactérias benéficas que vivem no intestino. Por isso os alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e cereais, são chamados de alimentos prébioticos. A ingestão de fibras também não deve ser acima do recomendado, já que o excesso pode levar à constipação. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ingestão de fibras recomendada ao adulto é de 20 a 30 gramas por dia.
Os probióticos só são contraindicados aos pacientes submetidos à quimioterapia ou que estão fazendo tratamento com antibióticos. "Durante o tratamento quimioterápico, o sistema imunológico está debilitado e o consumo de alimentos com micro-organismos pode favorecer o desenvolvimento de outras doenças". Já aqueles que estão utilizando antibióticos devem fazer uma pausa nos probióticos para que esses não diminuam a eficiência da medicação.



10 comentários:

  1. Nossa, eu não sabia da necessidade de consumir diariamente. Será por isso que aquela linha de iogurtes Activia promete maravilhas para o seu intestino desde que o iogurte seja consumido com regularidade?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. ador iogurte, tenho uma maquina que faz uns deliciosas, e faz super bem.

    baci

    ResponderExcluir
  3. Então eu adoro Probioticos, já sabia que temos que consumir com frequencia , mas eu sou um relacho só.

    tenha um bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Ângela.
    Acabo de conhecer o seu blog,achei bastante interessante.
    Já estou te seguindo.
    Um ótimo feriado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Από Ελλάδα μια μεγάλη αγκαλιά !!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Estive a ler e a ver não só esta postagem mas uma parte de seu blog,e gostei, dou-lhe os parabéns pelo blog por seu trabalho e obrigado por partilhar.
    Ficarei muito feliz se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais,
    decerto que vou seguir também o seu blog.
    Deixo as minhas cordiais saudações, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  7. Olá Angela

    Adorei as dicas, seu blg e sua visita. Já estou lhe seguindo e ficarei feliz, se me seguir também.
    Ótima 4º feira para vc…

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir

  8. Olá, Angela Bergamaschi.

    Seu trabalho é abraçado em sua mansidão.
    E encantos doce mensagem meu coração.

    A oração de toda a paz.
    Eu desejo-lhe tudo de melhor.

    Tenha um bom dia. Do Japão, ruma ❀
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. OLà Angela
    o iogurte faz bem para muitas coisa,
    infelizmente como pouco, porque não gosto muito, mas acho que esse probiótico se encontra em outros alimentos, almenos eu espero rs

    baci

    ResponderExcluir
  10. Esse Site tem doadores de Kefir (Iogurte Probiótico) em todo o Brasil e outros 5 tipos de Probióticos e quem doa pode se cadastrar também para ajudar mais pessoas: http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil

    ResponderExcluir