quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Probioticos : o que é e para que serve .



São alimentos que contêm micro-organismos vivos em sua composição. Eles podem ser  encontrados na forma de iogurtes e leites fermentados, em pó ou cápsulas.
Sua função no organismo é de  trazer benefícios que vão  melhorar o trânsito intestinal , até mesmo quem não tem o intestino preso. Eles auxiliam a digestão, melhoram a absorção de nutrientes, fortalecem o sistema imunológico .
Para um bom resultado é  necessário consumir esses alimentos diariamente para surtir efeito, pois as bactérias dos probióticos não sobrevivem muito tempo em nosso organismo e após 15 dias de consumo continuo já se pode notar os resultados.
Mesmo  pessoas com intolerância à lactose podem  adotar os probióticos, por ser fermentado, o leite probiótico chega ao estômago já  'pré-digerido', ajudando o organismo a se adaptar ao consumo da lactose e para aqueles que conseguem tomar o iogurte sem problema também é uma boa opção,porem para aqueles que são 100% intolerantes à lactose  existe  os leites fermentados à base se soja e os suplementos em pó ou em capsulas.
Vale lembrar que  a ingestão de fibras não deve diminuir, pois elas servem de alimentos para as bactérias benéficas que vivem no intestino. Por isso os alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e cereais, são chamados de alimentos prébioticos. A ingestão de fibras também não deve ser acima do recomendado, já que o excesso pode levar à constipação. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ingestão de fibras recomendada ao adulto é de 20 a 30 gramas por dia.
Os probióticos só são contraindicados aos pacientes submetidos à quimioterapia ou que estão fazendo tratamento com antibióticos. "Durante o tratamento quimioterápico, o sistema imunológico está debilitado e o consumo de alimentos com micro-organismos pode favorecer o desenvolvimento de outras doenças". Já aqueles que estão utilizando antibióticos devem fazer uma pausa nos probióticos para que esses não diminuam a eficiência da medicação.



sábado, 7 de setembro de 2013

Beber chá emagrece ?

Muitos chás são conhecidos por seus efeitos calmantes e suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, digestivas e até podem favorecer o emagrecimento, mas para sentir os efeitos dos chás, o ideal é consumir cerca de quatro xícaras por dia tomando apenas cuidado com os chás ricos em cafeína (como o chá verde e o chá mate).

Veja alguns beneficios : 

1- ajuda a diminuir o inhaço : A presença da cafeína em alguns chás faz com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo",nesse caso os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão. 

2- ajuda a matar a fome entre as refeições :  Os chás são fontes de fibras e carboidratos complexos, capazes de manter os níveis de glicemia estáveis, adiando a fome. "E a maior vantagem dessa bebida é que, sem açúcar, ela possui apenas duas calorias, podendo ser consumida sem culpa quando a fome chegar antes do horário do lanche e , vale também consumir o chá na própria hora do lanchinho, acompanhado ou não de algum alimento, como pão integral ou biscoitos salgados.

3- ajudam a controlar a compulsão alimentar :  Alguns chás são ricos em propriedades calmantes, tornando-se ótimo aliados quando o assunto é domar as emoções favoráveis aos ataques de gula. Chás como os de camomila, melissa e maracujá ajudam a tranquilizar o sistema nervoso controlando a ansiedade, e consequentemente evitando o consumo de alimentos em grandes quantidades .

4- ajudam na digestão :  Alguns tipos de chás, como hortelã, boldo do Chile, sálvia, erva doce e hibisco, possuem propriedade que ajudam na digestão por possuirem vitaminas do complexo B, cálcio e potássio que auxiliam no aumento da secreção dos sucos digestivos e nas contrações musculares do intestino. Outro benefício desses chás é o alívio da prisão de ventre.


Fonte : http://www.minhavida.com.br


Beijos !