quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Probioticos : o que é e para que serve .



São alimentos que contêm micro-organismos vivos em sua composição. Eles podem ser  encontrados na forma de iogurtes e leites fermentados, em pó ou cápsulas.
Sua função no organismo é de  trazer benefícios que vão  melhorar o trânsito intestinal , até mesmo quem não tem o intestino preso. Eles auxiliam a digestão, melhoram a absorção de nutrientes, fortalecem o sistema imunológico .
Para um bom resultado é  necessário consumir esses alimentos diariamente para surtir efeito, pois as bactérias dos probióticos não sobrevivem muito tempo em nosso organismo e após 15 dias de consumo continuo já se pode notar os resultados.
Mesmo  pessoas com intolerância à lactose podem  adotar os probióticos, por ser fermentado, o leite probiótico chega ao estômago já  'pré-digerido', ajudando o organismo a se adaptar ao consumo da lactose e para aqueles que conseguem tomar o iogurte sem problema também é uma boa opção,porem para aqueles que são 100% intolerantes à lactose  existe  os leites fermentados à base se soja e os suplementos em pó ou em capsulas.
Vale lembrar que  a ingestão de fibras não deve diminuir, pois elas servem de alimentos para as bactérias benéficas que vivem no intestino. Por isso os alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e cereais, são chamados de alimentos prébioticos. A ingestão de fibras também não deve ser acima do recomendado, já que o excesso pode levar à constipação. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ingestão de fibras recomendada ao adulto é de 20 a 30 gramas por dia.
Os probióticos só são contraindicados aos pacientes submetidos à quimioterapia ou que estão fazendo tratamento com antibióticos. "Durante o tratamento quimioterápico, o sistema imunológico está debilitado e o consumo de alimentos com micro-organismos pode favorecer o desenvolvimento de outras doenças". Já aqueles que estão utilizando antibióticos devem fazer uma pausa nos probióticos para que esses não diminuam a eficiência da medicação.



sábado, 7 de setembro de 2013

Beber chá emagrece ?

Muitos chás são conhecidos por seus efeitos calmantes e suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, digestivas e até podem favorecer o emagrecimento, mas para sentir os efeitos dos chás, o ideal é consumir cerca de quatro xícaras por dia tomando apenas cuidado com os chás ricos em cafeína (como o chá verde e o chá mate).

Veja alguns beneficios : 

1- ajuda a diminuir o inhaço : A presença da cafeína em alguns chás faz com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo",nesse caso os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão. 

2- ajuda a matar a fome entre as refeições :  Os chás são fontes de fibras e carboidratos complexos, capazes de manter os níveis de glicemia estáveis, adiando a fome. "E a maior vantagem dessa bebida é que, sem açúcar, ela possui apenas duas calorias, podendo ser consumida sem culpa quando a fome chegar antes do horário do lanche e , vale também consumir o chá na própria hora do lanchinho, acompanhado ou não de algum alimento, como pão integral ou biscoitos salgados.

3- ajudam a controlar a compulsão alimentar :  Alguns chás são ricos em propriedades calmantes, tornando-se ótimo aliados quando o assunto é domar as emoções favoráveis aos ataques de gula. Chás como os de camomila, melissa e maracujá ajudam a tranquilizar o sistema nervoso controlando a ansiedade, e consequentemente evitando o consumo de alimentos em grandes quantidades .

4- ajudam na digestão :  Alguns tipos de chás, como hortelã, boldo do Chile, sálvia, erva doce e hibisco, possuem propriedade que ajudam na digestão por possuirem vitaminas do complexo B, cálcio e potássio que auxiliam no aumento da secreção dos sucos digestivos e nas contrações musculares do intestino. Outro benefício desses chás é o alívio da prisão de ventre.


Fonte : http://www.minhavida.com.br


Beijos !

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Linhaça para combater o colesterol


A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).

Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourada. A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido. Apresenta casca um pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes. A linhaça dourada cresce em climas mais frios.  Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom.

 Dicas de Consumo:
 Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.

 Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las levemente em um liquidificador. Guardar em pote bem fechado, de preferência de vidro opaco, no refrigerador, e ao abrigo da luz por até três dias Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa.

Na rotina alimentar as sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas.  A farinha pode ser usada em receitas de pães e massas, em geral para aumentar sua quantidade de fibra.

É possível também substituir o óleo ou gordura de uma receita por óleo de linhaça. Outra substituição interessante é trocar 1 ovo por 3 colheres (sopa) de linhaça, para dar liga ou consistência. Use em panquecas, bolos e bolinhos. Colocar 3 colheres de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água, deixar de molho por 4 horas e adicionar na receita em substituição ao ovo.

Em geral, a ingestão recomendada de linhaça é de 3 colheres de sobremesa ao dia.




Fonte : http://www.minhavida.com.br

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Carne de porco tambem pode ser magra


É claro que  tudo depende do tipo de corte. E alguns tipos de carne suína são bem pouco calóricos, por incrível que pareça .Exemplo : a bisteca suína apresenta 164 kcal a cada 100 gramas do alimento. Já o corte bovino mais magro é o contrafilé sem gordura, que apresenta 131 kcal na mesma quantidade. Porém, a alcatra já tem muito mais energia: 234 kcal. O frango, no entanto, ganha de todas, o peito sem pele é a carne menos calórica de todas, com 119 kcal a cada 100 gramas. Vale ressaltar que esses valores calóricos não consideram o modo de preparo do alimento, portanto a melhor forma de garantir que o corte suíno fique mais saudável à mesa são as preparações assadas, grelhadas e cozidas. Evite as versões fritas, que aumentam o valor calórico da carne. Quando é feita com óleo, por exemplo, a bisteca de porco soma 311 kcal, um aumento considerável. E nem todos os cortes do porco são liberados. O toucinho, por exemplo, contém 593 kcal a cada 100 gramas. 
Portanto , se não consome carne de porco por ser muito gorda, dependendo da preparação , pode ser ate mais saudavel que a carne bovina ou de ave, vai de sua criatividade na hora do preparo.
Evite o colesterol - Foto: Getty Images
Bjos  .

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Substitua o tomate do cardápio sem perder o licopeno

O aumento do preço do tomate tem sido um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas. Mas ao contrário do que se imagina, a mudança não afeta somente o bolso ou a mesa dos brasileiros. Reduzindo ou eliminando o consumo de tomate do dia a dia, a ingestão de licopeno também pode ficar comprometida. "Integrante do grupo dos carotenoides, o licopeno é uma substância com alto poder antioxidante, ganhando destaque, principalmente na prevenção do câncer de próstata",. Mas seus benefícios também são observados na prevenção de outros tipos de tumores e na proteção contra doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Cada 100 g de tomate maduro podem fornecer de 3,1 a 7,7 mg de licopeno. Vale lembrar, entretanto, que o nutriente é melhor absorvido após ter passado por aquecimento, como acontece no preparo do molho de tomate. Consumi-lo com um pouco de gordura também é fundamental para o processo, sendo recomendado temperar uma salada de tomates com azeite.
Segue abaixo a relação de alguns alimentos que podem substituir o tomate :

Cenoura :
Cada 100 g do alimento oferecem cerca de 3,4 mg do nutriente, além de  ser rico em vitamina C, que reforça a imunidade, e vitamina E, poderoso antioxidante que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e desenvolvimento de doenças degenerativas.Importante: o processo de cozimento reduz as calorias da cenoura de 45 para 32,5, levando-se em conta 100 g do alimento.
Abobora :
- Rica em carboidratos, proteínas, fibras, pouquíssima gordura e muitos minerais. Cada 100 g contêm 1,6 mg do nutriente, em média. As sementes da abóbora ainda são ricas em fitoestrógeno, uma espécie de hormônio vegetal, que atua na inibição dos sintomas da menopausa e da TPM. Já na cozinha, o alimento pode ser cozido, assado, refogado ou até mesmo no vapor.
Melancia :
Apesar de ser composta basicamente por água (92%), a melancia também é uma fruta cheia de nutrientes. Vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B são garantia com a ingestão desse alimento. Assim, ela previne infecções, combate radicais livres e ainda protege a pele e a visão. Aposte nela também para ingerir licopeno. Cada 100 g oferecem aproximadamente 3,6 mg do nutriente.
Caqui : 
Um pedaço de 100 g da fruta oferecem cerca de 3,5 mg desse tipo de carotenoide. O caqui ainda é fonte de fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino, e frutose, que promove a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de prazer. Por conta disso, entretanto, ele deve ser consumido com moderação especialmente por quem sofre de diabetes.
Goiaba :
 Ótima fonte de vitamina C, fibras e licopeno,  100 g do alimento é garantia de aproximadamente 5 mg do nutriente. Outros benefícios obtidos são prevenção da acidez estomacal, fortificação dos ossos e dentes, redução do colesterol e prevenção de doenças cardíacas.
Mamão :
Um dos alimentos mais citados quando o assunto é intestino preso, o mamão também é ótima fonte de licopeno. Uma porção de 100 g de mamão contém cerca de 2,6 mg de licopeno. Vitamina A, vitamina C, folato e potássio são outros nutrientes nele encontrados. Aproveite a casca do alimento para amaciar carnes mais duras, pois graças à enzima papaína, há quebra de moléculas de proteína dessas fibras.
Pitanga : 
Rica em vitamina A, C e vitaminas do complexo B, além de cálcio, ferro e fósforo, a pitanga também pode ajudar na substituição do tomate. Cada porção de 100 g de pitanga contém por volta de 3,8 mg de licopeno. O consumo da fruta já foi associado a menor risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e até câncer.

Pitanga - Foto Getty Images


Bjos !



terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Abacaxi, uma fruta potente


Os  beneficios do abacaxi :


O destaque do abacaxi é uma potente enzima chamada bromelina. "Ela auxilia na digestão - por isso que muitas pessoas a usam para amolecer a carne de churrasco" . Desse modo, ela ajuda a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas. "Recomenda-se  fazer combinações de suco de abacaxi com hortelã ou outras frutas, para potencializar ainda mais o efeito sobre o fígado e o todo o corpo".
Abacaxi - Getty Images fonte: http://www.minhavida.com.br
                   Bjos !

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Os beneficios do propolis




Própolis - Getty Images

Própolis

O extrato de própolis, obtido das abelhas é facilmente encontrado em farmácias, contém substâncias chamadas bioflavonoides que estão ligadas a uma melhora da função do fígado. Dessa forma, ajudam a acelerar a desintoxicação do organismo.

"Há também alguns estudos feitos desde 1992, in vitro ou em camundongos, que apontam que a substância artepelin C do própolis combate células tumorais no fígado". Leia no rótulo as instruções de consumo de acordo com o tipo de própolis que você comprar, que pode variar de uma colher de chá a uma quantidade específica de gotas de acordo com a idade da pessoa. 

 Fonte : http://www.minhavida.com.br