Quando se fala em dieta , a primeira coisa que vem me mente é cortar os carboidratos que normalmente são tidos como os vilões da dieta por ser um nutriente que está presente na maioria dos alimentos consumidos no nosso dia-a-dia. Apesar da fama de vilão , o mais correto não é eliminá-los e, sim, aprender a consumi-los da maneira correta e em menores quantidades,procurando assim balancear a dieta.
Veja algumas dicas de como consumir em seu dia-a-dia:
- No café da manhã, substitua o pão francês, por torradas ou biscoitos integrais. Se for consumir margarina prefira uma light ou substitua por queijo branco ou cottage. Se possível acrescente nesta refeição frutas como melancia ou melão.
- No lanche da manhã, a melhor opção é uma fruta ou uma barra de cereal .
- Na hora do almoço, o mais indicado é consumir uma pequena quantidade, ou seja: 4 colheres de sopa, seja de arroz, batata, macarrão, ou qualquer outro alimento rico em carboidrato.A exclusão do carboidrato nessa refeição vai fazer com que você sinta fome mais cedo .
- Fique atento aos ingredientes das outras opções que você coloca no seu prato. Receitas à base de farinha de milho, farinha de mandioca, amido de milho, entre outros, são ricos neste nutriente e podem fazer com que você exceda a quantidade indicada ,alem de normalmente virem acrescentados de óleo, leites, queijos e outros alimentos que poderão aumentar as calorias de sua refeição .
- Se você tem o habito de tomar o café da tarde(refeição importante apesar de muitos a ignorarem),a melhor opção é substituir esta refeição por um iogurte com frutas,ou outras opções , como granola, aveia,ou mesmo uma fruta
- No jantar não deixe de consumir uma pequena porção de arroz, pois ficara no minimo dez horas de jejum após essa refeição, acrescente saladas de folhas como couve manteiga, acelga,repolho, escarola, brócolis que são ricos em fibras e aumentarão seu tempo de saciedade, evitando que você sinta fome ate a próxima refeição( café da manhã) .