quarta-feira, 6 de abril de 2011

CHURRASCO SAUDAVEL

Ja falei anteriormente que o hipertenso deve restringir o sal, mas e o churrasco , como fazer um churrasco saudavel, prato tão amado por todo brasileiro.
Então vão as dicas :






Evite as carnes vermelhas : são as carnes vermelhas as maiores fontes de colesterol, gordura responsavel pela formação das placas que entope as arterias do coração podendo causar infarto,mas se fizer questão , prefira cortes como a fraldinha que é considerada mais magra e fica tão gostoso quanto os outros cortes.


Frango : prefira as coxas ou asas, possuem menos colesterol ,não se esqueça de tirar a pele..ahh...cuidado como coração, ele possui o dobro de colesterol que as demais partes;


Peixes :alterne os cortes de carnes com os peixes, ficam excelentes quando grelhados. São ótimas fontes de omega  3 que ajudam a reduzir os niveis de colesterol;

Controle o sal

Como já vimos , o sal tem papel importante na regulaçãoda nossa pressão arterial. Sal em excesso pode levar à
 hipertensão arterial e insuficiência renal.

Num churrasco, utilizamos uma quantidade grande de sódio ao temperar as carnes. Cuidado! Opte por temperos alternativos. Ervas aromáticas podem dar um toque especial ao seu churrasco e reduzir a necessidade de sal.
Coma folhas: substitua aquela farofa deliciosa pela saladinha de rucula , é uma otima opção, se não gostar pode usar o alface que tambem é uma ótima fonte de fibra que auxilia no funcionamento do intestino.
 Aqueles que não possuem doença cardíaca importante, hipertensão, diabetes descontrolados ou alguma contraindicação médica específica podem permitir-se carnes mais gordurosas, ocasionalmente. O que não vale é transformar isso num hábito. Deixe o churrasco para as grandes comemorações e coma de forma mais leve no dia a dia.

 BOM CHURRASCO !














Um comentário:

  1. Olá Angela!
    Parabens pelo blog novo sobretudo que é pra falar sobre saúde.
    Aqui em casa somos hipertensos tomamos remédios diariamente e medimos a pressão de manhã e de noite.
    quanto alimentação é fraca de sal, mas carne vermelha tem quase todo dia, não faço comida, pego viandas já pedimos pra ele variar a carne mas pouco adianta faço um reforço nas saladas.E a noite não jantamos minha pressão oscila muito, do marido o médico conseguiu controlar depois de um AVC, sorte que não ficou sequela,
    fiz meus exames de rotina e colesterol tá bom triglicerídios tbem glicose bom só TSH deu um desasjuste trocou o remedio vamos ver volto daqui 2 meses lá.
    Mas um detalhe sou sedentária passo horas sentada na frente do PC, a unica energia gasta e com o trabalho diario da casa, não gosto de sair, não vou nem no mercado, tem academia aqui pertinho mas não faço.
    Vou parar por aqui, outro dia te conto mais>
    Bjos Carinhosos

    ResponderExcluir