quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como consumir carboidratos em seu dia a dia

Quando se fala em dieta , a primeira coisa que vem me mente é  cortar os carboidratos que normalmente são  tidos como os vilões da dieta por ser um  nutriente que está presente na maioria dos alimentos consumidos no nosso dia-a-dia. Apesar da fama de vilão , o mais correto não é eliminá-los e, sim, aprender a consumi-los da maneira correta e em  menores quantidades,procurando assim balancear a dieta.

Veja algumas dicas de como consumir em seu dia-a-dia:

- No café da manhã, substitua o  pão francês,  por torradas ou biscoitos  integrais. Se for consumir margarina prefira uma light ou substitua  por queijo branco ou cottage. Se possível acrescente nesta refeição frutas como melancia ou  melão.
- No lanche da manhã, a melhor opção é uma fruta ou uma barra de cereal .
- Na hora do almoço, o mais indicado é consumir uma pequena  quantidade, ou seja: 4 colheres de sopa, seja de arroz, batata, macarrão, ou qualquer outro alimento rico em carboidrato.A exclusão do carboidrato nessa refeição vai fazer com que você sinta fome mais cedo .
- Fique atento aos ingredientes das outras opções que você coloca no seu prato. Receitas à base de farinha de milho, farinha de mandioca, amido de milho, entre outros, são ricos neste nutriente e podem fazer com que você exceda a quantidade indicada ,alem de normalmente virem acrescentados  de óleo, leites, queijos e outros alimentos que poderão aumentar as calorias de sua refeição .
- Se você tem o habito de  tomar o café da tarde(refeição importante apesar de muitos a ignorarem),a  melhor opção é substituir esta refeição por um iogurte com frutas,ou outras  opções , como granola, aveia,ou mesmo uma fruta
- No jantar não deixe de consumir uma pequena porção de arroz, pois ficara no minimo  dez horas de jejum após essa refeição, acrescente saladas de folhas como couve manteiga, acelga,repolho, escarola, brócolis que são ricos em fibras e aumentarão seu tempo de saciedade, evitando que você sinta fome ate a próxima refeição( café da manhã) .




3 comentários:

  1. Oi Angela tudo bem?
    Minha nutróloga me disse tudinho isso aí que vc postou, mas é tão difícil amiga.
    Acho que é falta postura mesmo, preciso tanto me alimentar assim.
    Obrigada pelas dicas Angela.

    bjs
    http://ursulinodecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!!!
    Não costumo tomar café de manhã, aliás não como nada até o almoço, e sirvo uma vez e não é muito, mas a tarde troquei os beliscões por fruta e tomo café a tarde com pão integral, mas a noite fico um tempão no computador e fico comendo o que vem, doce fruta pão bolacha, iogurte, café preto adoro e por ai vai estou fofa e não consigo emagrecer, acho que nunca vou ficar magra! me falaram que é porque como muito a noite é mesmo?
    Bjos Carinhosos

    ResponderExcluir
  3. Querida Angela,

    Estou seguindo firme com minha dieta! Foi difícil passar sem um chocolate na Páscoa, mas tenho uma meta "pesada".
    Eu adorava o Brocólis antes de ser "obrigatório" agora se tornou um tormento gah!!!!
    Como eu consigo me reapaixonar por ele?
    Bjs

    ResponderExcluir